terça-feira, 25 de agosto de 2009

Igualmente diferente


É tão estranho como as pessoas insistem em achar que todo mundo é igual. Acham até, que bebês não pensam. Fazem tudo igual, todos iguais.
Mas não é por aí. Eu, pelo menos, discordo totalmente disso tudo!

Todo mundo é diferente! Até gêmeos! Até nós mesmos somos diferentes! Ou você continua sendo a mesma pessoa de 10 anos atrás? E a de 5 minutos atrás?
Como dizem por aí, somos metamorfoses ambulantes.

:)

Mas continuando o papo seguindo na idéia dos bebês, porque acham que todos são iguais, agirão iguais, acontecerá isso e aquilo em tal idade, etc?
Claro que por meio de pesquisas pode-se ter uma idéia sobre o comportamento humano em cada fase da vida. Mas sair por aí profetizando cada etapa da vida dos bebês como se fosse regra todos serem iguais, ah, daí já é exagero!
Como tenho filho pequeno sempre ouço coisas assim:

"Ele tá com febre? É dente saindo, vai dar diarréia e vômito também!"
-Seus primeiros dentinhos nasceram aos 9 meses e foram os dois centrais de cima. Reações?! Nenhuma, a não ser um certo incômodo da coceira.

"Cuidado com as coisinhas pequenas porque ele vai colocar na boca e engolir"
-Nunca, nem mesmo quando os dentes estavam saindo, foi de colocar coisas na boca. Sério, acho que ele passou ileso pela dita "fase oral". Só comida, ah, nisso o bichinho manda super bem! Come de tudo, menos besteiras. Outro dia o caixa da padaria ofereceu uma bala e ele, sem eu dizer nada, fez que não com a cabeça e não pegou. Ele também nunca foi de aceitar coisas de estranhos.

"É melhor tirar essas coisas que quebram do alcance dele"
-Não mexe nas coisas se a gente explicar que não pode. Tá, às vezes até mexe porque não se aguenta de curiosidade, mas não entra na categoria "criança furacão"

"Não ensina ele a apagar a luz porque senão ele vai colocar o dedo na tomada achando que é o interruptor"
-(quanta bobeira, mas vai lá) Ele adora acender e apagar a luz, mas nunca colocou o dedo na tomada. A gente fala que não pode, explica que machuca. Ele aponta a tomada, faz uma cara bem séria e balança a cabeça dizendo que não (coisa mais fofa de se ver!).

... e por aí vai.
Pode até ser que essas coisas sejam normais entre bebês, não sei, o que sei é o que vivencio cada dia com meu filho.

E pelo que vejo, ouço e leio ele não segue nenhum padrão!

;)


Acho lindo porque é algo muito dele. Nunca ensinei, nunca precisou.
O que faz tanta diferença? Com certeza a criação. O tempo que os pais dedicam à criança, ensinando, explicando, dando amor...

Mas o fato é que ninguém é igual. E essa é a grande verdade e graça da vida, somos todos igualmente diferentes!


Imagem: Depósito do Calvin

Nenhum comentário:

Postar um comentário