sexta-feira, 17 de julho de 2009

A mudança que queremos



Como essas crianças aprendem rápido! E o que "não é pra aprender", então?! Mais rápido ainda!!!

Domingo fizemos uma festinha julina na casa da minha vó. Tinham 4 crianças pequenas:
Uriel (1a/1m), Enzo (1a/6m), Ana Júlia (2a/5m) e Ana Beatriz (5a/2m). Uriel não estava nem aí pra brincadeira dos maiores, só queria ficar perto dos cachorros heuheuehue. Ana Beatriz, a maiorzinha dos 4, era a mediadora da brincadeira. Enzo tentava brincar. Ana Júlia tentava dominar. Lá estavam eles brincando pelo pátio quando vinha a Ana Júlia e dava um empurrarão no Enzo, que caía triste no chão. Ana Beatriz falava para ela não fazer aquilo e vinha correndo contar aos adultos.
Assim se passou a tarde.

No dia seguinte fomos, eu e Uriel, na casa da minha vó e lá estavam minhas primas mais velhas e o pequeno Enzo. Espalhei uns brinquedos que levei para o Uriel e deixei que brincassem. Qual não foi minha surpresa quando o Enzo tão carinhoso (que quando nos visitou no aniversário do Uriel ficava fazendo carinho na cabeça do neném, lhe trazendo brinquedos, cuidando mesmo do priminho menor) ficava arrancando brinquedos da mão do pequeno e empurrando ele.
O coitadinho do Uriel só chorava e se agarrava em mim.
Quando chegamos em casa minha surpresa foi ainda maior por ver meu filho jogando as coisas longe, dizendo "não" e fugindo quando eu o chamava.

Enzo, Ana Júlia, Uriel... a culpa não é de nenhum deles! Eles são, como todas as crianças, vítimas dos exemplos que recebem. "Maltratados" por um maior, e quando estão com um menor querem fazer o mesmo.

É triste aprenderem tão rápido esse tipo de coisa. Isso porque nenhum deles vai à escolinha! Sei que a culpa não é da minha irmã (mãe da Ana Júlia), da minha tia e prima (mãe e irmã, respectivamente, do Enzo) ou minha. Na verdade se há um culpado é o sistema que nos ensina equivocadamente a dar mais valor aos falsos valores (orgulho, amor-próprio, etc) e deixar de lado nossos valores do coração (humildade, paciência, etc); nos ensina a ganhar as custas do mais fraco; nos ensina e reforça a não-cooperação... sempre temos que ser o melhor, o mais forte, o primeiro!
Isso é tão triste!

Se existisse cooperação, se todos trabalhassem unidos, se cada um fizesse ao menos sua parte... ah, o mundo seria tão melhor!


Façamos nossa parte?!

"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo" - Gandhi

F
oto: Crianças comendo pipoca na festinha julina (começando da esq.: Uriel, Ana Beatriz, Enzo e Ana Júlia). Nessa hora eles cooperaram dividindo pipoca! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário