quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nada de desmamar!!!

Ontem fui numa dermatologista para ver se ela dava jeito nessa monília que não me deixa amamentar em paz.
Pois bem, cheguei lá, a médica foi me perguntando no que poderia me ajudar e falei que estava com os seios machucados, talz e que doía quando meu filho mamava. Ela olhou espantada para mim e perguntou a idade dele, respondi "1 ano e quase 4 meses". E ela com mais espanto ainda "e ainda mama?!".
Aí me falou para sentar para que me examinasse, e enquanto fazia isso foi discursando sobre como era prejudicial amamentar tanto tempo assim, que o aconselhável é amamentar até os 6 ou 8 meses porque depois disso o neném não precisa mais dos nutrientes do meu leite, que [pasmem] prejudica a dentição da criança e mais argumentos sem pé nem cabeça que nem lembro mais.
Fiquei ouvindo com a maior cara de parede que consegui fazer. Quando ela terminou foi minha vez de falar: "o ministério da saúde aconselha que se amamente a criança por no mínimo 2 anos, e eu como mãe, não é nem pelo que o ministério diz, mas por mim como mãe mesmo, pretendo amamentar meu filho até quando ele aceitar". Ela fez cara feia mas, felizmente, não argumentou mais. Só me passou o tratamento, meio antipatizada comigo e com minha ideologia. Aí pedi desculpas se pareci grosseira, mas expliquei que nesse sentido sou até radical, vou amamentar meu filho até quando achar que devo fazer, afinal eu sou mamífera! ;)
Ela sorriu e disse que respeitava meu ponto de vista e só estava dando o dela como médica (sorte ela não ser pediatra ou obstétra, hein!?).
Saí de lá tranquila e feliz por ter conseguido defender meus objetivos. Pois desde que marquei a consulta já estava firme de que não desmamaria o Uriel, e se a médica dissesse que precisava eu iria atrás de outra médica! ;)
Uma coisa é certa, vou criar meu filho da maneira que achar que devo!
E se ele ainda mama, pode ter certeza que é mais por "amor-líquido" do que pelo leite com seus nutrientes em si...

:)

Forte abraço!

Imagem: Uriel mamando amarradão, com 14 meses.

2 comentários:

  1. Lívia,

    Cheguei até aqui pelo Mamíferas e adorei seu blog.

    É isso, aí! Nada de médicos mal informados e palpiteiros mudarem suas convicções!

    Beijos
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Querida fadinha,

    também entrei primeiro no Mamíferas pra depois conhecer teu blog... já tô seguindo, adorei!!

    Marcos mamou até um ano e três meses, depois acabou largando por conta dele mesmo... mas meu irmão mamou até quatro anos, quando teve que ceder lugar ao irmão mais novo!

    E a Carmen, minha sobrinha, que tem a mesma idade do seu filhote, também ainda mama...

    beijocas pra essa família linda que eu adoro!!

    ResponderExcluir