terça-feira, 3 de março de 2009

Antes e depois de ser mãe...


Olá!
Eis que descubro a grande diferença entre o antes e o depois de ser mãe.
Antes, as bolsas combinando com os sapatos, as roupas super elegantes e na moda, maquiagens, baladas todos os finais de semana, etc etc etc (na verdade isso nunca foi muito o meu caso, mas com certeza é o de muitas mães). ;D
Depois, bolsas de bebê com bichinhos, blusa que facilite a amamentação (além do sutiã, claro!), noites mal dormidas, etc etc etc.
Mas eis um consolo: isso tudo passa!
E eis outro ainda maior: VALE MUITO A PENA!
Certa vez alguém disse "ser mãe é florescer no paraíso", ou algo assim, e realmente é!

Porém existe uma vilã, uma coisinha chamada depressão pós-parto, já ouviu falar? Então, eu ouvia muito mas sempre pensava "isso nunca vai acontecer comigo!" ou então "como alguém pode ter depressão logo que vira mãe? Não existe nada mais feliz do que ter um filho!". Pois bem, eu tive! Na verdade comecei a ter, e por sorte, percebi antes que fosse tarde demais.
Como isso acontece?
Imagine um pessoa que não dorme direito, portanto não descansa e não come direito, portanto não repõe energia. Some a isso essa mesma pessoa ter um serzinho que necessite inteiramente dela, PARA TUDO! Que às vezes chora e não se sabe o porque (e não se consegue fazer parar), que às vezes quer ficar "chupeitando" seu seio só para dormir. Sim, é maravilhoso ser mãe, porém também é super cansativo, principalmente no começo, quando os dois seres estão se conhecendo e se adaptando a tudo.
Por isso que digo, para ser mãe tem que se planejar. Tem que cristalizar em si a PACIÊNCIA! Tem que se doar e estar preparada para as adversidades, pois um grande filósofo contemporâneo já dizia "nas maiores adversidades se encontram as melhores oportunidades".
E tem que saber se auto-observar e pedir ajuda quando se está no limite, afinal esse bebê tem pai? E avó? E tia? E irmão?
Na verdade não sou adepta a ter muitas pessoas cuidando do meu filho, mas pai não pode fugir dessa responsabilidade (que é 50%/50%) ainda mais quando é pai casado com a mãe...
...

Seja mãe, mas seja consciente. Ser mãe não é apenas colocar uma vida no mundo, é colocar uma vida no mundo! É cuidar, é alimentar, é ensinar, é amar, amar, amar, amar...
Porque não adianta colocar uma vida nesse mundo e não ser mãe. A gente se quebra, mas é por algo maior.
...

"É só o amor que constrói, que fortifica, o espírito e o corpo do indivíduo."
(Guaypeka)
...

Pense...
Aquele abraço.

2 comentários:

  1. aaaai que buni *-*
    achei mt legal tu falar da depressao pós-parto
    que já foi até tema de novela :)
    beijos pra ti e pro baby!

    ResponderExcluir
  2. como que eu faço pra falar com vc???
    presciso da sua ajuda
    valokpis@hotmail.com

    ResponderExcluir